Como eu era antes de você aos olhos do Mentes Reticentes

17:26

louisa clark ganha meia listrada will traynor

Há um tempo atrás vi uma mulher que não tirava a atenção sobre um livro e fiquei curiosa. Na poltrona ao lado, no voo com destino à Natal, ela virava as páginas incessantemente. Eu, discreta que sou, estiquei os olhos e vi o nome. Confesso que só não o li ainda por falta de tempo. E sabe qual era o livro? Como eu era antes de você.
Uns meses depois vi o trailer na minha timeline do facebook. Tive certeza que o livro deveria ser ótimo, então, enquanto meu pouco tempo me deixa limitada, esperei pela estreia do filme.
No domingo retrasado fui ao Shopping Iguatemi já pensando em assisti-lo. Não sei como é o livro por enquanto, mas o filme homônimo é maravilhoso. A linda jornalista e escritora Jojo Moyes ganhou créditos comigo e já vou adicioná-la à minha grande lista de “livros que eu preciso ler”. (Vocês tem uma lista assim também?) Vi inclusive, que há continuação. O livro chama-se "Depois de Você". E também está na minha listinha.
Eu não acredito que o filme seja exatamente igual ao livro, mas com certeza o achei comovente, romântico e com lindas lições a serem aprendidas por todos nós.
Chorei horrores e posso confessar que meu noivo durão também. (Tomara que ele não leia isso). Mas o fato é que o filme é muito bonito e os autores são sensacionais (spoilers a seguir, se não quiser não leia).
Uma mistura de drama e comédia. Quem rouba a cena é a atriz Emilia Clarke (da série "Game of thrones") que interpreta Louisa, uma jovem que sem emprego, opta por ser cuidadora e acaba contratada por uma família rica para cuidar de Will (Sam Claflin, de "Jogos vorazes"), que sofreu uma lesão medular grave e ficou tetraplégico.
Louisa aparece com um figurino completamente fora de qualquer padrão seja aqui, na Inglaterra ou qualquer outro país. É extremamente alegre, cativante e bondosa, com um ar até infantil as vezes, mas infantil de um jeito meigo.
A cuidadora não é bem aceita por Will e isso a faz entristecer, mas ela não desiste já que precisa do emprego. E ao longo de seis meses, Louisa conquista Will e os dois acabam se apaixonando.
Mas, nem mesmo esse amor consegue levar totalmente a tristeza de Will. Os pais Steven Traynor (Charles Dance) e Camilla (Janet Mc Teer) tentam melhorar a situação do filho e no entanto, nada parece adiantar. Will sente dores todos os dias, fica quase sempre doente e afasta as pessoas por não querer ser um peso na vida delas. Para um rapaz cheio de energia, ficar limitado à uma cadeira de rodas não é nada fácil. O que ele mais quer é sentir-se capaz.
Dentre todas as cenas mais bonitas é difícil escolher uma, mas eu gostei de duas em especial. A primeira foi a cena em que Lou dança com Will no casamento da ex dele com o amigo, ela rodopia em sua cadeira e riem como se não existisse nada mais. E, em segundo lugar, (e acredito que seja a que mais me marcou) foi aquela saindo do concerto, ao qual Louisa insistiu que Will a levasse. Eles estão no carro, em frente à casa de Will e ele diz que não quer descer do carro, talvez não com estas palavras, mas mantendo o sentido: “Quero ser um homem que levou uma dama de vestido vermelho ao conserto só por uma noite”.
Acho que a partir daí entendemos o sofrimento do jovem. E em todas as lições a serem listadas aqui estão as que eu acho mais importantes:
- Nós podemos nos apaixonar por qualquer pessoa por suas qualidades e também por suas limitações;
- Temos que aprender a ver a felicidade nos olhos de outro ser e não somente em benefício de si mesmo;
- Nós somos seres humanos e, orgulhosos ou não, queremos ser autossuficientes.
Li algumas críticas depois de assistir “Como eu era antes de você” e entre algumas que falavam sobre o clichê típico de filmes românticos, descartei todas e fiquei um pouco chocada para definir ao certo, com a principal reação negativa do público que foi sobre o elenco.
A crítica é que o personagem Will interpretado por Sam Clafin, deveria ter sido interpretado por um deficiente físico real, e que a história incentiva a eutanásia. Sei que a opinião de todos que assistiram tem que ser levada em consideração, porém, a minha é diferente.
A autora britânica Jojo Moyes relatou que se inspirou na história real de um jogador de rugby que escolheu se matar com a ajuda da organização Dignitas e que "Nós somos uma sociedade que julga muito e você nunca sabe realmente o que se passa na mente de alguém ou quais experiências ela teve para tomar essa decisão".
Eu a apoio e deixo claro que não, eu não sou a favor de que as pessoas escolham quando vão ou não deixar de viver, mas acredito que elas tem esse direito. Jojo tentou descrever a vida real, bem como ela é, com seus altos e baixos. Haviam dias felizes e dias tristes na vida de Will, e ele ao pensar que seria também um peso para a amada Lou, por convivência ou não como estão também criticando, optou por deixá-la livre.
Novamente em contradição: não, as pessoas deficientes não são um peso na vida das outras. Mas elas tem direitos, e se você pensa que não tem, você sim é o preconceituoso. Conheço pessoas deficientes que são muito mais felizes do que muitas outras que se dizem “perfeitas”. Algumas delas, ao contrário de muitos de nós, sabem que presente é a chance de se estar vivo. Ter alguém que nos cuida não é fraqueza, é amor. Amor é para mim, para os deficientes e para você.

Postagens relacionadas

5 comentários

  1. Preciso assistir esse filme! Os dois livros da JOJO também estão na minha listinha dos "livros que preciso ler"! <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!